-
Arquitetos: CTA | Creative Architects
- Área: 75 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Bạch Mã, Daikin, INAX, Panasonic, Philips, Tay Ninh, Viet Nhat Glass, Xingfa
Na memória de muitas pessoas, a varanda não é apenas um espaço de transição entre o interior e o exterior da casa, uma cobertura para luz do sol, da chuva, da brisa fresca, mas também um local onde as crianças sentam à espera dos bolos da avó voltando do mercado, onde as mães pegam vegetais ou a família se reúne para embalar bolos para o feriado do Tet no Vietnã. Nesta casa em Tay Ninh, além de duas sacadas dispostas na frente e nos fundos da casa, existem também duas outras varandas no interior, rodeadas por antigos azulejos de escama de peixe, reutilizados da antiga casa, criando emoções para este espaço particular.
Esta é uma casa de duas gerações. O casal de proprietários da casa tem a mesma paixão pela natureza, ama os elementos simples e rústicos, principalmente o marido, que é também uma pessoa artística e romântica. Eles têm duas filhas adoráveis, que têm muito medo de fantasmas e sempre querem estar perto dos pais. Além disso, há muitos ladrilhos de escama de peixe antigos trazidos pela família de sua antiga casa. A preocupação de uma casa comprida e estreita, fazendo com que todos estivessem separados era um receio do proprietário.
A casa de dois pavimentos ocupa menos da metade da área do terreno, já o restante do lote é destinado aos jardins na frente e nos fundos da casa, que é, ao mesmo tempo, paisagem e espaço de reunião, onde o marido cuida das árvores, a esposa cultiva verduras e as filhas brincam. O jardim fornece vento e luz naturais para a casa em uma área urbana onde os edifícios de concreto continuam crescendo.
A separação dos blocos de construção garante ventilação, maximizando o aproveitamento da luz natural para todos os espaços, limitando o gasto de energia para iluminação e climatização. Às duas varandas no interior da casa funcionam como um local comum para a família se conectar, facilitando o encontro. Este é um lugar onde a família janta, onde as crianças estudam, o pai deita na rede, a mãe relaxa, lê livros ou cozinha. Os beirais rebaixados, envolvendo o espaço de aprendizagem das duas crianças, configura um espaço com uma sensação acolhedora e segura, mas ainda arejada e flexível.
Em termos de materiais, a casa foi construída principalmente com tijolos comuns vermelhos e azulejos antigos escama de peixe, que, próximos da natureza, trazem um toque distinto e condizente com o espírito da construção. O tijolo cru, sem reboco de cimento, foi utilizado para trazer uma sensação acolhedora e simples, mas ainda assim criar uma forte emoção, garantindo estética e higiene de uso.
Além de determinar a necessidade para a construção, o uso de paredes de tijolos brutos também reduz o custo de acabamento das paredes ou os custos anuais de manutenção para rachaduras, pintura e reparo das paredes. O antigo ladrilho de escama de peixe reciclado envelhecido pelo tempo, oferece uma sensação rústica e de intimidade, que a nova cor do ladrilho dificilmente pode proporcionar. O sistema de azulejos em escala de peixe engloba às quatro varandas dentro e fora da casa, criando uma forma em harmonia com o uso. Todos possuem a sua própria "varanda equilibrada", um local tranquilo que guarda todas as memórias de família.